quarta-feira, junho 21, 2006

Jornalismo cidadão uma nova modalidade

Esse novo conceito que ainda confunde muito a cabeça do público veio pra nada mais do que o acesso geral de informações sobre tudo que diga respeito ao cidadão.

Na maioria das vezes são os mesmo que produzem esse trabalho.Os blogs abriram portas para esse tipo de trabalho,que ja vem sendo realizado com muita seriedade em quase todo mundo.No Brasil ainda é uma novidade,pois, a maioria dos internautas acreditam que essa ferramenta "o Blog" seja utilizada para simples lazer da juventude.

Mas onde e como surgiu o conceito de jornalismo cidadão?

Embora não goste da expressão jornalismo de cidadania, que ele prefere chamar de jornalismo cívico, o publicitário Jorge Maranhão, também consultor e diretor da ONG A Voz do Cidadão, diz que o conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 30, sob o véu de uma grande campanha com o mote o crime não compensa. Ele explica que o então presidente Franklin Roosevelt pode e deve ser louvado pela forma como se aproximou dos meios de comunicação para transmitir mensagens de cidadania ao povo americano. “Foi dele a campanha mostrando que o crime não compensa”.

Essa tendência que vem sendo criticada pela maioria da classe agrada os empreendedores que presenciam pessoas comuns coletando produzindo e criticando notícias.Existem hoje sites de jornalismo cidadão com cerca de 30 milhões de leitores.

Trabalho de Mídia Digital III
Luana da Silva

Esta postagem não diz respeito ao tema oferecido no blog.

Jornalismo Cidadão

Esse jornalismo consiste em pessoas comuns fazerem matérias e publicarem.
A primeira tentativa que deu certo foi na Coréia do Sul com o Ohmynews (www.ohmynews.com). Em fevereiro de 2000, foi criado o jornal virtual com o slogan “Cada cidadão é um repórter”.

Num artigo para o Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=275ENO001), no dia quatro de maio de 2004, Carlos Castilho detalha sobre o Ohmynews. Castilho explica que o jornal colocou pessoas amadoras na produção jornalística. E também os milhares de repórteres do jornal Ohmynews mandam as notícias da internet pra redação, mas este material é todo revisado antes de ser lançado na web. O editor-chefe e fundador do jornal Oh Yeon Ho, 38 anos, fala que o grande desafio é a veracidade das informações enviada pelos cidadãos.

Essa moda atingiu o mundo e os blogs começaram a ser o grande portal para esse jornalismo. Qualquer pessoa pode ter um blog e escrever as notícias que quiser, expondo suas idéias e opiniões. Será que esse sucesso tenha sido alcançado, pois os cidadãos cansaram do jornalismo tradicional, onde a maioria das notícias é manipulada?
Os jornais que aderiram o jornalismo cidadão acham que as matérias dos amadores são mais interessantes que as dos profissionais, pois cada um tem seu estilo e modo de escrever. Assim ocorre uma grande diversidade.

Mas tudo indica que esses novos “jornalistas” têm grande satisfação em ver suas matérias publicadas.

Luisa Malta


Este post é para um trabalho da disciplina de IMD III, por isso não é referente ao assunto do blog.