Afinal o que é Ética?
"A ética é algo que todos sabem o que significa, muitos dizem que são, mas quase ninguém sabe explicar quando alguém pergunta”.
Na medicina existem fatores a serem discutidos e avaliados em relação à ética. A cirurgia estética sofre hoje uma procura muito significativa devido ao grande culto ao belo.
Os profissionais atuantes dessa área trabalham de modo que possam corrigir e melhorar algumas irregularidades estéticas dando ao paciente maior conforto e melhor satisfação em relação a sua própria imagem.
Alguns cirurgiões de outras especialidades percebendo que o mercado esta se abrangendo cada vez mais procuram obter alguns conhecimentos na área da cirurgia plástica para poderem também realizar procedimentos estéticos.Sendo que expõem a certos riscos seus pacientes oferecendo a eles cirurgias “simples” feitas em consultório que podem causar transtornos a toda a classe.
O código de ética médica veta ao médico o direito de divulgar seus trabalhos em veículos de comunicação para o seu favorecimento.Vários profissionais exibem hoje em programas de TV seus resultados e até mesmo fazem cirurgias ao vivo para a sua autodivulgação o que não é nada ético.
A falta de esclarecimento faz com que a maioria do público procure esse tipo de profissional, o que causa um enorme transtorno aos membros da especialidade.A preocupação não é da perda do espaço e sim da deturpação da especialidade.
Confira alguns artigos do código de ética médica importantes em relação ao nosso tema.
É vetado ao médico:
Art. 9º - A Medicina não pode, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, ser exercida como comércio.
Art. 29 - Praticar atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência.
Art. 80 - Praticar concorrência desleal com outro médico.
Art. 104 - Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos em programas de rádio, televisão ou cinema, e em artigos, entrevistas ou reportagens em jornais, revistas ou outras publicações legais.
Art. 131 - Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer veículo de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da coletividade.
0 Comentários:
Postar um comentário
<