quinta-feira, maio 25, 2006

Um pouco de história

No século V a.c, na Antiga Grécia, na Ilha de Cós, surgiu uma escola médica encaminhada para revolucionar os andamentos da medicina. Esta escola é inspiração do conhecido com o Pai da Medicina, Hipócrates.

A escola hipocrática, como é chamada, teve um papel importante fazendo a medicina afastar-se das idéias da igreja católica e se unir a ciência, a razão. Assim, virou uma profissão digna instituindo regras éticas de conduta que devem fazer parte da vida de um profissional da área.

Hipócrates nasceu na ilha de Cós, 460 anos a.C., e pertence ao ramo de Cos da família Esculápio (ou Asclepíades) por descendência masculina. O termo esculápio é também usado para denominar os médicos em geral, quando eles praticavam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica.

O Pai da Medicina deixou cerca de setenta escritos, que o conjunto dessas obras forma o Corpus Hippocraticum (Coleção Hipocrática). Mas sua ética sintetiza-se no Juramento de Hipócrates. Considerado um patrimônio da humanidade, o Juramento, por seu grande sentido moral e ético, tem se repetido como um compromisso dos médicos ao iniciar na medicina.

1 Comentários:

Postar um comentário

<