Jornalismo Cidadão
Esse jornalismo consiste em pessoas comuns fazerem matérias e publicarem.
A primeira tentativa que deu certo foi na Coréia do Sul com o Ohmynews (www.ohmynews.com). Em fevereiro de 2000, foi criado o jornal virtual com o slogan “Cada cidadão é um repórter”.
Num artigo para o Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=275ENO001), no dia quatro de maio de 2004, Carlos Castilho detalha sobre o Ohmynews. Castilho explica que o jornal colocou pessoas amadoras na produção jornalística. E também os milhares de repórteres do jornal Ohmynews mandam as notícias da internet pra redação, mas este material é todo revisado antes de ser lançado na web. O editor-chefe e fundador do jornal Oh Yeon Ho, 38 anos, fala que o grande desafio é a veracidade das informações enviada pelos cidadãos.
Essa moda atingiu o mundo e os blogs começaram a ser o grande portal para esse jornalismo. Qualquer pessoa pode ter um blog e escrever as notícias que quiser, expondo suas idéias e opiniões. Será que esse sucesso tenha sido alcançado, pois os cidadãos cansaram do jornalismo tradicional, onde a maioria das notícias é manipulada?
Os jornais que aderiram o jornalismo cidadão acham que as matérias dos amadores são mais interessantes que as dos profissionais, pois cada um tem seu estilo e modo de escrever. Assim ocorre uma grande diversidade.
Mas tudo indica que esses novos “jornalistas” têm grande satisfação em ver suas matérias publicadas.
Luisa Malta
Este post é para um trabalho da disciplina de IMD III, por isso não é referente ao assunto do blog.
0 Comentários:
Postar um comentário
<